|
|
Folha de Rosto
1. OBJETIVO estabelecer regras para verificar os produtos nas instalações do fornecedor e como se dará a liberação, bem como procedimentos para que os clientes da empresa façam a inspeção do produto de modo ordenado.
2. APLICAÇÃO É aplicável ao Departamento comercial, à diretoria técnica e às obras.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA MQ-vv– Manual da Qualidade ims-vv - procedimentos de AQUISIÇÃO E RECEBIMENTO DE MATERIAIS its-vv - procedimentos de AQUISIÇÃO E RECEBIMENTO DE MATERIAIS 4. DEFINIÇÕES Não aplicável.
5. responsabilidade
5.1. Diretoria técnica É responsabilidade da diretoria técnica determinar quando e quais materiais ou serviços devem ser inspecionados nas instalações do fornecedor. 5.2. Departamento comercial É responsabilidade do departamento comercial identificar a necessidade e requerer ao diretor técnico uma inspeção pelo cliente dos produtos da empresa.
6. Procedimentos 6.1. Verificação dos produtos nas instalações do fornecedor A diretoria técnica deve decidir sobre a necessidade de uma inspeção dos produtos nas instalações de um fornecedor. Os motivos que podem levar a essa possibilidade são basicamente:
Após aprovado pelo funcionário responsável, esse material ou serviço deve ser transportado pela própria construtora ou a mesma deve tomar os devidos cuidados para não haver extravio ou dano ao produto caso o transporte seja disponibilizado pelo próprio fornecedor. 6.2. Verificação do produto da empresa por clientes Para inspecionar o produto da empresa, o cliente deve solicitar por escrito ao departamento comercial. O funcionário responsável no departamento, deve por sua vez enviar uma solicitação por escrito ao Diretor técnico expondo os motivos pelo qual o cliente o deseja fazer a visita à empresa ou ao fornecedor. caso O diretor técnico decida pela autorização, ele envia um documento de liberação ao funcionário do departamento comercial que deve agendar com o engenheiro da obra ou o fornecedor uma data para a visita. 6.3. Verificação do produto fornecido por clientes Os produtos fornecidos por clientes devem ser controlados em seu recebimento, armazenamento e preservação de acordo com procedimento estabelecido pela empresa em seus ITs. Caso não haja procedimento estabelecido para tanto, a empresa deve elaborar um de forma a efetuar esse controle. Essa verificação não isenta o cliente da responsabilidade de prover produto aceitável.
7. Registros Requisições de clientes para verificação do produto em obra ou fornecedor Documento de liberação emitido pelo diretor técnico 8. Anexos não há anexos |