|
|
Folha de Rosto
1. OBJETIVO Assegurar, através de um processo de seleção e avaliação de fornecedores, que apenas fornecedores adequados forneçam materiais e serviços para a empresa. Este procedimento também estabelece os critérios mínimos para a seleção e avaliação desses mesmos fornecedores.
2. APLICAÇÃO É aplicável ao Departamento de compras, almoxarifado, equipe da qualidade e obras.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA MQ-vv– Manual da Qualidade
4. DEFINIÇÕES 4.1. Sistema de avaliação de fornecedores Banco de dados estatístico com o objetivo de quantificar a qualidade de fornecedores de Mão de obra e materiais segundo critérios pré-estabelecidos.
5. responsabilidade
5.1. Departamento de compras É responsabilidade do departamento de compras a seleção (pré-avaliação) de fornecedores e o abastecimento estatístico do Sistema de avaliação de fornecedores. 5.2. Almoxarifado É responsabilidade tanto do almoxarifado central como almoxarifado das obras o preenchimento correto dos formulários de avaliação dos fornecedores e seu encaminhamento para o departamento de compras. 5.3. Equipe da Qualidade É responsabilidade da equipe da qualidade analisar os dados estatísticos providos pelo departamento de compras quanto à qualidade no fornecimento de materiais e serviços como forma de checar a coerência dos dados e qualidade dos fornecedores.
6. Procedimentos 6.1. Seleção de fornecedores No caso de empresas participantes do Programa Setorial da Qualidade de produtos e atendendo os requisitos estabelecidos no projeto da Meta Mobilizadora Nacional da Habitação, as mesmas podem ser dispensadas do processo de qualificação. Outro caso de dispensa de pré-avaliação ocorre no caso de haver apenas possibilidade de obtenção de serviços ou materiais em uma ou duas empresa. Por exemplo, se houver em determinada cidade apenas uma empresa que execute sondagem geotécnica, essa empresa encontra-se automaticamente pré-selecionada. Nos demais casos, a pré seleção ocorrerá através de três referências fornecidas por outras empresas construtoras. 6.2. Avaliação de fornecedores O almoxarifado central ou da obra deve preencher os formulários de avaliação de fornecedores e enviá-los para o departamento de compras até o dia 25 de cada mês para que o responsável nessa seção abasteça o Sistema de avaliação de fornecedores com os dados coletados através do Formulário de avaliação da Qualidade de fornecedores de Materiais (FAQM) e do Formulário de avaliação da qualidade de fornecedores de serviços (FAQS). De posse dos FAQM e FAQS referentes ao mês, o responsável no Departamento de Compras deve abastecer o Sistema de Avaliação de Fornecedores e apresentar um relatório resumo com o "Ranking" de fornecedores à Equipe da Qualidade até o dia 5 de cada mês. A Equipe da qualidade deve avaliá-lo, vistá-lo e arquivá-lo como registro até o dia 10 de cada mês. 6.2.1. Avaliação de fornecedores de Material Os quesitos de avaliação de fornecedores de Materiais são:
6.2.2. Avaliação de fornecedores de Serviço Os quesitos de avaliação de fornecedores de Serviço são:
6.2.3. Avaliação de fornecedores Cada falta do nível A vale 4 pontos. As faltas do nível B valem 2 pontos cada uma e do nível C 1 ponto cada. A pontuação é calculada pela seguinte fórmula:
onde Nota = nota atribuída ao fornecedor PA = Número de problemas ocorridos no nível A; Pb = Número de problemas ocorridos no nível b; Pc = Número de problemas ocorridos no nível c; NE = Número de entregas acumuladas no período dos últimos doze meses. Essa fórmula gera valores de 0 a 100 para a nota de fornecedores e possibilita uma avaliação objetiva da qualidade dos mesmos. Valores aceitáveis para as notas de fornecedores encontram-se acima de 60%. Empresas com notas inferiores a esse patamar encontram-se sob risco desativação de fornecimento, a critério do Diretor de Suprimentos e serviços gerais.
7. Registros FAQM - formulário de avaliação da Qualidade de fornecedores de Materiais faqs - Formulário de avaliação da qualidade de fornecedores de serviços 8. Anexos |