|
Folha de Rosto
1. OBJETIVO Estabelecer e manter procedimentos documentados para execução e verificação de serviços.
2. APLICAçãO O procedimento e aplicável nas obras, Divisão de Compras, e almoxarifado central.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PS2-vv- Manual de Cargos e Funções
4. DEFINIções
4.1. Sistema de documentos Conjunto de documentos apresentados em versão eletrônica, armazenados em cds ou em servidor de rede.
5. responsabilidade E autoridade Vide íntegra do procedimento.
6. procedimento 6.1. Introdução
A qualidade da obra como um todo e resultante do seu planejamento e gerenciamento, da organização do canteiro de obras, das condições de higiene e segurança do trabalho, da correta operacionalização dos processes administrativos em seu interior, do controle de recebimento e armazenamento de materiais e equipamentos e da qualidade na execução de cada serviço específico do processo de produção. Um instrumento adequado para a implantação da gestão da qualidade na execução de serviços e a aplicação do ciclo PDCA. Além de um poderoso instrumento para a padronização de processos, o cicio PDCA também permite o aperfeiçoamento contínuo desses processos, per meio do estabelecimento de novas metas a partir da revisão dos procedimentos padronizados inicialmente ou da introdução de novas tecnologias de processes construtivos. Garantir que os padrões sejam seguidos pelo pessoal de produção e tarefa do engenheiro de obras, em conjunto com o mestre e os encarregados, por meio tanto de treinamento como de um gerenciamento eficaz da mão-de-obra e da produção, de forma a motivar e orientar os funcionários ou empreiteiros na execução de cada serviço. A checagem e a inspeção do serviço executado ou em execução, com as respectivas ações corretivas em casos de não-conformidade, evitam o desvio de rumos e garantem o andamento normal da obra sem a ocorrência de problemas que podem repercutir nas etapas posteriores. As formas de checagem ou inspeção também devem ser documentadas para que todos os engenheiros, mestres ou encarregados utilizem os mesmos critérios de verificação da qualidade dos serviços. A execução de uma edificação envolve diversas etapas
e cada uma
6.2. Equipamentos necessários para manuseio do sistema de documentos
6.3. Instruções de Serviço
Todos os procedimentos devem ser sucintos, claros e objetivos, abordando principalmente as características julgadas mais importantes para a execução e inspeção do serviço e para o desempenho do produto após a entrega da obra ao cliente. É desejável que tenham um caráter prático, porém, desenvolvidos com base em normas técnicas brasileiras ou não, na bibliografia pertinente ao assunto (livros, revistas técnicas, publicações setoriais e outros) e na experiência acumulada dos técnicos de diversas áreas da empresa, como obras, projeto, planejamento e assistência técnica. Com esse intuito de praticidade, desenvolveu-se um sistema de documentos, onde se reduz ao mínimo a quantidade de documentos impressos. As instruções de serviço completas encontram-se em forma eletrônica, disponíveis sempre para consulta através de cds com o sistema de documentos ou a rede de computadores na administração. A forma de documentos impressos resume-se em sua maioria, a fichas e formulários sucintos, que são gerados pelo sistema de documentos, com a grande maioria das informações necessárias para execução do procedimento. Essas fichas e formulários deverão ser impressos e disponibilizados ao responsável por sua utilização, e posteriormente transformar-se-ão em registros. Isto permitirá a retro-alimentação efetiva do sistema da qualidade e a composição do arquivo da qualidade da obra, além de possibilitar um rastreamento caso ocorram patologias construtivas. As fichas de verificação de serviço chamam-se FVS e devem sempre ser preenchidas utilizando-se do FOS, ficha de orientação de serviço, que instrui o responsável quanto às especificações exigidas no serviço.
6.4. Inspeções e ensaios finais A empresa deve efetuar uma inspeção final na obra, antes da sua entrega, de modo a verificar a conformidade às especificações e exigências dos clientes quanto ao produto acabado. Contudo deve-se levar em conta os diferentes padrões de acabamento possíveis. Esse padrão deve estar definido no PQO. Recomenda-se a utilização de um check-list para essa verificação, a qual deve ser aprovada pelo chefe do departamento comercial. Um modelo Ficha de Inspeção Final (FIF) encontra-se disponível.
6.5. Proteção dos serviços executados A proteção dos serviços executados encontra-se difuso nos procedimentos de instrução de trabalho, para que os mesmos não sejam danificados antes da entrega da obra.
7. Registros
Ficha de Verificação de Materiais Ficha de Inspeção de Materiais Ficha de Inspeção Final 8. Anexos
8.2. Modelo de FOS ITnº
|