|
|
Folha de Rosto
1. OBJETIVO Estabelecer e manter procedimentos documentados para Aquisição de AÇO PARA ARMADURAS DE CONCRETO.
2. APLICAçãO O procedimento e aplicável nas obras, Divisão de Compras, e almoxarifado central.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IM0 -vv- Aquisição de Materiais
4. DEFINIÇÕES Não aplicável.
5. responsabilidade E autoridade Vide íntegra do procedimento.
6. Procedimento 6.1 especificações para compra
As barras e os fios (produtos trefilados) de aço para armaduras de concreto devem seguir as disposições da norma NBR 7480 – “Barras e fios de aço destinados a armaduras para concreto armado – Especificação”. A verificação da qualidade deve ser feita por intermédio de um laboratório especializado. Fios e barras, além de homogeneidade geométrica, devem atender às condições estabelecidas pela norma quanto a resistência à tração, ao dobramento e aderência ao concreto, de acordo com sua categoria e classe. Existem quatro categorias – CA 25, CA 40, CA 50 e CA 60 –, em função da resistência característica de escoamento – respectivamente 250, 400, 500 e 600 MPa – e duas classes, A e B. A classe A abrange as barras simplesmente laminadas e a classe B, as barras encruadas (não apresentam patamar de escoamento definido quando tracionadas).
6.2. fORMAÇÃO DE LOTES NO RECEBIMENTO EM OBRA
Os lotes devem ser separados, de preferência, no próprio fornecedor pelo laboratório contratado, conforme critérios constantes da Tabela 1. Caso o aço seja recebido cortado e dobrado, o laboratório deve ser acionado para retirar as amostras na obra.
Tabela 1: Formação dos lotes em função do diâmetro das barras e fios de aço.
.
6.3 Verificações e ensaios 6.3.1 Verificações laboratoriais
O laboratório deve verificar os lotes em relação às seguintes caracterìsticas: massa linear, resistência característica de escoamento (fyk), resistência convencional à ruptura (fst), alongamento percentual em dez-diâmetros e dobramento a 180º. Quando possível, recomenda-se a retirada de amostras nas instalações do fornecedor. Nesse caso, o resultado da inspeção deve ser informado à obra, por telefone, no dia seguinte ao da coleta das amostras. Havendo aprovação, a obra deve entrar em contato com o fornecedor e marcar a data de entrega. Em caso de rejeição, o laboratório deve voltar ao fornecedor para coletar nova amostra e proceder à inspeção de um novo lote ou realizar a contraprova do lote inicialmente reprovado. Caso a amostra tenha sido retirada de um lote já recebido em obra, recomenda-se isolá-lo, aguardando-se a realização dos ensaios para sua liberação de acordo com os resultados obtidos. Havendo rejeição, deve-se negociar a substituição do lote com o fabricante.
6.3.2 Quantidade
A massa do material entregue na obra deve ser conferida. É preciso pesar o caminhão em balança neutra, antes e depois da descarga. A massa total de aço entregue é obtida pela diferença entre a massa do caminhão carregado e a massa do caminhão vazio. Também é possível realizar a conferência do aço por conagem das barras, utilizando o romaneio padronizado da empresa. Para tanto, após pesagem, estimar o comprimento (L) e contar o número (n) de barras de mesmo diâmetro, estimando a massa total da carga entregue a partir da massa linear real de cada diâmetro medida pelo mesmo laboratório, de acordo com a seguinte equação:
ME = ∑ n.L.M
onde: ME = massa estimada pela contagem de barras n = número de barras de um mesmo diâmetro L = comprimento mádio estimado de barras do mesmo diâmetro M = massa linear real de cada diâmetro, medida pelo laboratório
6.3.3 Verificações visuais
As barras devem ser entregues limpas (ausência de materiais estranhos ou corrosão excessiva aderidos à superfície das barras), abertas (não dobradas) e com o comprimento mínimo de 11m (podem ser aceitos, no máximo, 2% de barras eores, mas numca medindo menos que 6m). Para diâmetros aiores que 10mm, deve ser exigido que o nome do fabricante esteja estampado em relevo em todas as barras.
6.4 Critérios de aceitação 6.4.1 Quantidade
Eventuais diferenças de quantidade deverão ser inormadas ao fornecedor para reposição ou desconto no pagamento.
6.4.2 Verificações visuais
O lote deve ser aceito conforme critério e nível de exigência da obra.
6.5. Orientações para armazenamento
As barras e fios de aço devem, sempre que possível, ser armazenadas em baias separads por diâmetro, em ambiente protegido de intempéries, coberto, sem contato direto com o solo e próximo do local de trabalho. É desejável que a data de entrega e o local de estocagem sejam planejados com antecedência, de forma a evitar a pré-estocagem em calçadas públicas, interferência com outros serviços da obra, ou a necessidade de transporte horizontal interno.
6.6 Observações
Anexar, sempre, à nota fiscal o comprovante de pesagem do forncedor, da balança neutra e, quando houver, o romaneio do processo de contagem da barras. Do pedido de compra devem constar:
o aviso esclarecendo que o material será submetido a ensaio em laboratório especializado; o aviso esclarecendo que as barras devem ter o comprimento mínimo de 11m; o aviso esclarecendo que o material será pesado em balança neutra 7. REGISTROS Ficha de Verificação de Materiais 8. ANEXOS 8.1. Ficha de verificação de materiais
8.2. Ficha de inspeção de materiais
|