|
|
Folha de Rosto
1. OBJETIVO
Estabelecer e manter procedimentos documentados para Aquisição de portas de madeira.
2. APLICAçãO O procedimento é aplicável nas obras, Divisão de Compras, e almoxarifado central.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IM0 -vv- Aquisição de Materiais
4. DEFINIções Não aplicável.
5. responsabilidade E autoridade
Vide íntegra do procedimento
6. Procedimento 6.1. especificações para compra
As portas de madeira não devem apresentar defeitos sistemáticos relativos a dimensões, formato das folhas (esquadro e planeza) e aspecto superficial (presença de nós, bolsas de resina, manchas, irregularidades de superfície, etc.). Elas atender às exigências de impacto de corpo mole e fechamento brusco caso seja acordado com o cliente através de contrato.
6.2. Formação de lotes no recebimento em obra
Cada viagem para entrega de portas de um mesmo tipo será considerada um lote. A amostra para verificação do aspecto superficial das folhas será composta pela totalidade do lote. Uma segunda amostra, para verificação das dimensões, deverá ser formada com 20 portas. As verificações de impacto de corpo mole, fechamento brusco e estruturação interna deverão ser feitas antes da compra, para portas externas e internas de 72cm e 82cm ou de 70cm e 80cm de largura. Nesse caso, a amostra deve ser composta por uma porta de cada tipo, adquiridas no comércio. 6.3. Verificações e ensaios 6.3.1. Dimensões A espessura, a largura e a altura das portas devem ser conferidas com uma trena metálica com precisão de 1mm, tomando-se as medidas no meio dos vãos e aceitando os limites de tolerância descritos na Tabela abaixo.
6.3.2. Aspecto Superficial das Folhas de Porta
Esta verificação deve ser feita durante o armazenamento das portas no almoxarifado. Ao montar-se as pilhas com as folhas de porta, deve-se verificar visualmente a presença de defeitos de esquadro, planeza e aspecto superficial das folhas de porta, dispensando especial atenção para a presença de nós em excesso, bolsas de resina, manchas, irregularidades da superfície, furos ou ardiduras, principalmente no caso de portas a serem enceradas ou envernizadas. Para portas que terão acabamento encerado, observar o número máximo de duas emendas por peça. 6.3.3. Impacto de Corpo Mole
Este ensaio deve ser feito antes da compra, seguindo o seguinte roteiro: pendurar a porta no batente, fixando a fechadura. Submeter a porta em sua face interna, no centro geométrico, a quatro impactos de corpo mole produzidos por um saco cilíndrico de couro ou plástico, cheio de areia e pó de serragem, com diâmetro e altura de cerca de 35cm e 70cm respectivamente, e massa de 40kg. Realizados os impactos na face interna, submeter a porta a impactos de mesma intensidade, porém em sua face externa. A intensidade dos impactos se dá em função da altura de queda do saco em movimento pendular. Em cada face da porta devem ser aplicados três golpes com altura de queda de 30cm e um golpe com altura de queda de 60cm. Terminado o ensaio, verificar as duas faces da porta, o batente e as manobras usuais de fechamento.
6.3.3. Fechamento Brusco
Também realizado antes da compra, este ensaio deve ocorrer da seguinte forma: pendurar a porta no batente, fixando a fechadura. Abrir a porta até um ângulo de abertura de 60°, utilizando um gabarito de madeira ou metálico. Em seguida, fechar a porta bruscamente com uma força padronizada de 150N, proveniente da queda livre de uma massa de 15kg fixada na fechadura. Repetir a operação dez vezes e verificar os danos causados à porta e ao batente após cada impacto.
6.3.3. Estruturação, encabeçamento e reforço para fixação da fechadura
Após a realização dos ensaios de corpo mole e fechamento brusco, escolher uma das portas ensaiadas e desmontá-la. Verificar sua estruturação interna, o encabeçamento e o reforço para fixação tanto da fechadura como das dobradiças, dando especial atenção à qualidade dos sarrafos e de outros materiais utilizados em seu interior. Deve-se também medir a umidade dos sarrafos internos da porta com um medidor eletrônico de umidade.
6.4. Critérios de aceitação 6.4.1. Dimensões
Verificar as 20 portas que compõem a amostra. Aceitar o lote inteiro caso sejam encontradas até cinco portas defeituosas. Encontrando-se mais do que cinco portas com problemas, proceder à inspeção do lote inteiro, separando as portas com defeito para que sejam devolvidas ao fornecedor para reposição.
6.4.2. Aspecto superficial das Folhas de Porta
Separar as portas que apresentarem defeitos na inspeção a fim de devolvê-las ao fornecedor para reposição.
6.4.3. Impacto de corpo mole, fechamento brusco, estruturação
A resistência característica à compressão estimada (fckest) para As portas submetidas a impactos de corpo mole e fechamento brusco não devem apresentar danos estruturais ou que prejudiquem as manobras normais de abertura e fechamento. Caso a porta submetida a ensaio apresente defeito em algum desses itens, a compra não deve ser efetuada.
6.5. Orientações para armazenamento
O estoque das portas deve ser feito na posição horizontal em pilhas de até 1,5m de altura, sobre piso nivelado, deitando-se a primeira folha sobre uma chapa de compensado de 12mm também nivelada, que deve estar apoiada sobre quatro caibros dispostos lado a lado ao longo da porta. Deve-se tomar cuidado especial com portas que receberão acabamento encerado para que não sofram qualquer arranhadura, machucadura ou lascamento de cantos durante o empilhamento. Em regiões de atmosferas mais agressivas, as portas devem ser armazenadas seladas. O local deve ser ventilado e apropriado para evitar ação da água, extravio ou roubo. Recomenda-se que a data de entrega e o local de estocagem sejam planejados com antecedência, de forma a evitar a pré-estocagem em locais inadequados, interferências com outros serviços da obra ou a necessidade de transporte horizontal interno.
6.6. Observações
Do pedido de compra deve constar:
7. Registros
Ficha de Verificação de Materiais Ficha de Inspeção de Materiais
8. Anexos |