IM14
Home Acima IM1 IM2 IM3 IM4 IM5 IM6 IM7 IM8 IM9 IM10 IM11 IM12 IM13 IM14 IM15

 

 

Folha de Rosto

 

Controle de Alterações

 

Versão

 

Data de Aprovação

 

 

Alterações

1

18/04/2002

Primeira versão

 

 

 

 

 

Elaborado por

 

_______________

Eduardo Almeida

 

Analisado por

 

__________________

Eduardo Almeida

 

Aprovado por

 

___________________

Eduardo Almeida

 

 

 


 

 

1. OBJETIVO

 

Estabelecer e manter procedimentos documentados para Aquisição de telhas de fibrocimento.

 

2. APLICAçãO

O procedimento é aplicável nas obras, Divisão de Compras, e almoxarifado central.

 

3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

IM0 -vv- Aquisição de Materiais

 

4. DEFINIções

Não aplicável.

 

5. responsabilidade E autoridade

 

Vide íntegra do procedimento

 

6. Procedimento

6.1. especificações para compra

       

           

As telhas onduladas de fibrocimento devem apresentar as superfícies das faces regulares e uniformes, obedecendo às especificações de dimensões, resistência à flexão, impermeabilidade e absorção de água.

 

6.2. Formação de lotes no recebimento em obra

 

Cada viagem para entrega de telhas será considerada um lote desde que não exceda 500 peças. Em caso de entrega de mais de 500 peças por viagem, deverá ser dividido de tal forma que resultem lotes aproximadamente iguais e, ao mesmo tempo, com menos de 500 peças.

Para as verificações de largura, comprimento, espessura e esquadro, a amostra a ser retirada de cada lote será formada por 13 telhas escolhidas aleatoriamente. Havendo rejeição na primeira amostragem, deve-se retirar uma segunda amostra composta por mais 13 telhas. Para a verificação de impermeabilidade, a amostra a ser retirada de cada lote será formada por oito telhas escolhidas ao acaso. Havendo rejeição na primeira amostragem, retira-se uma segunda amostra composta por mais oito telhas.

6.3. Verificações e ensaios 

6.3.1. Verificações Visuais  

 

A observação de trincas, quebras, superfícies de faces irregulares, arestas interrompidas por quebras, caroços, remendos e deformações deverá ser realizada visualmente, inspecionando-se todo o material entregue por caminhão. 

6.3.2. Dimensões

 

Para verificação da largura e do comprimento da telha, tomar uma medida no centro da peça com trena metálica com precisão de 1mm, considerando uma tolerância de ± 10mm. A conferência da espessura exige medições em seis pontos, com o auxílio de um paquímetro com precisão de 0,05mm, sendo três pontos em cada borda ondulada. A espessura será dada pela média aritmética dos seis valores encontrados. A Tabela 1 apresenta as tolerâncias aceitas para as diferentes espessuras.
 

                        Tabela 1: Tolerância de espessura das telhas.

ESPESSURA

TOLERÂNCIA

5mm

 

+0,4; -0,4mm

6mm

 

+0,5; -0,4mm

8mm

 

+0,7; -0,4mm

 

 

 

Para a verificação do esquadro, utilizar o gabarito. Enquadrar a telha com o gabarito de modo que a face de 2m do gabarito fique em contato com o comprimento da telha. Medir a distância entre o extremo da outra face do esquadro até a telha, admitindo uma tolerância de ± 10mm nessa  medição.

 

6.3.3. Impermeabilidade

 

Colocar a telha na posição horizontal e apoiar um dos extremos de um tubo de cerca de 3,5cm de diâmetro sobre sua superfície, de modo que o tubo resulte vertical. Em seguida, vedar com selante adequado (massa plástica, por exemplo) os pontos de união entre o tubo e o corpo-de-prova. Posteriormente, realizar o enchimento com água até formar uma coluna de 250mm, deixando o sistema em repouso por 24 horas em ambiente coberto e ventilado. Após 24 horas, o corpo-de-prova não deve apresentar vazamentos ou formação de gotas na face inferior.

 

 

6.4. Critérios de aceitação

6.4.1. Dimensões e esquadro

 

O lote será aceito se a inspeção na amostra de 13 unidades resultar em, no máximo, três peças defeituosas. Havendo oito ou mais telhas defeituosas, deve-se rejeitar o lote. Caso sejam encontradas de quatro a sete peças defeituosas, o ensaio deve ser repetido em uma segunda amostra composta por mais de 13 telhas. O lote será aceito se o número de telhas defeituosas das duas amostras somadas resultar menor ou igual a oito.


 

6.4.2. Impermeabilidade

 

O lote será aceito se a inspeção na amostra de oito unidades resultar em nenhuma peça defeituosa. Se houver três ou mais peças defeituosas, deve-se rejeitar o lote. Caso sejam encontradas até duas telhas com problemas, o ensaio deve ser repetido em uma segunda amostra composta por mais oito telhas. O lote será aceito se o número de peças defeituosas das duas amostras somadas resultar menor ou igual a três.

 

6.5. Orientações para armazenamento

 

As telhas devem ser armazenadas em local seguro, em pilhas de até 35 peças, apoiadas em três pontaletes de madeira – um deles a 10cm de uma das bordas, outro no centro e um terceiro a 10cm da outra borda. No caso de armazenamento em lajes, verificar sua capacidade de resistência de modo a descartar qualquer risco de sobrecarga.

É desejável que a data de entrega e o local de estocagem sejam definidos com antecedência para evitar a interferência com outros serviços da obra ou a necessidade de transporte horizontal interno.

 

6.6. Observações

 

Do pedido de compra deve constar:

 

bullet

tipo de telha desejado na obra,

bullet

dimensões e espessura,

bullet

número da norma brasileira pertinente (NBR 7581),

bullet

aviso esclarecendo que o lote será conferido em obra conforma esta especificação.

        

7. Registros

 

Ficha de Verificação de Materiais

Ficha de Inspeção de Materiais

 

 

8. Anexos

8.1. Ficha de verificação de materiais

8.2. Ficha de inspeção de materiais