|
|
Folha de Rosto
1. OBJETIVO Estabelecer e manter procedimentos documentados para Aquisição de Materiais.
2. APLICAçãO O procedimento e aplicável nas obras, Divisão de Compras, e almoxarifado central.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual de Cargos e Funções
4. DEFINIÇões Não aplicável.
5. responsabilidade E autoridade Vide íntegra do procedimento.
6. Procedimento 6.1. especificações para compra
Os revestimentos cerâmicos devem seguir as prescrições da norma internacional ISSO DIS 13006 – “Ceramic tiles – Definiton, classification, caracteristics and marking”, que classifica as placas cerâmicas em função do grau de absorção de água, fixando limites de características dimensionais, físicas, químicas e mecânicas para cada classe de absorção. Cabe ao fabricante declarar a classe de absorção de água do seu produto e cumprir os limites estabelecidos para a classe em questão. A absorção de água está relacionada com todas as demais características e, normalmente, quanto menor o grau de absorção, melhor será a placa cerâmica. A resistência à abrasão representa a resistência ao desgaste superficial causado pelo movimento de pessoas e ojetos. No caso de cerâmicas não esmaltadas, a abrasão é medida pelo volume de material removido da superfície da peça quando esta é submetida à ação de um disco rotativo e material abrasivo específico. Em produtos esmaltados, a abrasão é medida pelo método PEI (Porcelain Enamel Institute). Este método prevê a utilização de um abrasímetro que provoca desgaste por meio de esferas de aço e material abrasivo. O resultado é usado como base para uma classificação em grupos.
6.2. Formação de lotes no recebimento em obra
Será considerado um lote a quantidade comprada de peças de mesmo tipo, mesma dimensão e unidade industrial de fabricação.
6.3. Verificações e ensaios 6.3.1 Marcações na embalagem
Verificar se as embalagens contém as seguintes identificações: marca do fabricante e/ou marca comercial identificação de primeira qualidade tipo de revestimento cerâmico tamanho nominal (N) e tamanho de fabricação (W), modular ou não natureza da superfície – GL (esmaltada) e UGL (não esmaltada) classe de abrasão PEI para pisos esmaltados nome e número do produto tonalidade do produto código de rastreamento do produto – dia e hora ou turno de fabricação unidade fabril espessura recomendada para junta
Os itens negritados são de especial importância se houver necessidade de compra adicional do produto, posteriormente à compra inicial. Recomenda-se verificar se todas as caixas são do mesmo lote de fabricação e se têm a mesma tonalidade. Caso existam caixas com diferenças de tom, checar se é possível revestir um número inteiro de apartamentos ou ambientes com as caixas de mesma tonalidade.
6.3.2 Aspecto superficial
Montar, no canteiro de obras, um painel com inclinação de 70° a partir do plano horizontal (1 : 2,75) e dimensões suficientes para acomodar 1m² de revestimentos cerâmicos com área até 400cm² (peças de 20 x 20cm) ou 2m² de revestimentos cerâmicos com área superficial maior que 400cm² (para peças maiores que 20 x 20cm). Posicionar os azulejos ou pisos no painel e examinar em uma sala bem iluminada (preferencialmente com luz natural), considerando a existência de defeitos tais como: base descoberta por falta de vidrado, depressões, saliências, incrustações de corpos estranhos, bolhas, cantos e lados lascados, rachaduras, manchas, defeitos na decoração, pintas, riscos ou arranhaduras, vidrado escorrido e gretagem.
6.4. Critérios de aceitação 6.4.1. Marcações na embalagem
Rejeitar as caixas que apresentarem qualquer aspecto em desacordo com o pedido de compra, assim como aquelas de lotes de fabricação e/ou tonalidades diferentes que não pareçam uma quantidade suficiente para revestir um número inteiro de apartamentos ou ambientes.
6.4.2. Aspecto superficial
Rejeitar o lote caso a área superficial defeituosa ultrapasse 10% da área da amostra. Se a área defeituosa or igual ou inferior a 5% da área da amostra, aceitar o lote. Ficando este índice entre 5% e 10%, repetir o ensaio em uma segunda amostra. O lote será aceito se a soma das áreas defeituosas das duas amostras or igual ou inferior a 10%. Por exemplo, se na primeira amostra registrou-se um índice de 7%, o lote só poderá ser aceito se a segunda amostra apresentar uma área defeituosa for igual ou inferior a 3%. 6.5. Orientações para armazenamento
O armazenamento dos revestimentos cerâmicos deve seguir as orientações prescritas pelos fabricantes, de forma a evitar quebras ou lascamentos de cantos por problemas de manuseio e empilhamento. Não havendo tais orientações, as caixas devem ser empilhadas cuidadosamente até uma altura de 1,5m, em pilhas entrelaçadas, para garantir sua estabilidade. O estoque deve ser separados por tipo de peça, calibre e tonalidade, em local fechado e apropriado, de modo a evitar ações indesejáveis, extravio ou roubo. Preferencialmente, este local deve estar próximo ao de uso ou de transporte vertical. No caso de armazenamento em lajes, verificar sua capacidade de resistência para evitar sobrecarga. Também é recomendável que a data de entrega e o local de estocagem sejam planejados com antecedência, a fim de evitar a pré-estocagem em locais inadequados, interferência com outros trabalhos da obra ou a necessidade de transporte horizontal interno.
6.6. Observações
Na emissão do pedido de compra é recomendável considerar uma quantidade percentual sobressalente para suprir eventuais quebras, recortes e reposição de peças durante cinco anos. No caso de aquisição de revestimentos cerâmicos certificados pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB), deve-se exigir que o fornecedor apresente o certificado de conformidade do produto. Do pedido de compra deve constar: tipo de cerâmica (referência do fabricante, classe de absorção de água, dimensões, grupo de abrasão, classe de resistência química e classe de resistência contra manchas) número da norma pertinente (ISSO DIS 13006) aviso esclarecendo que o aspecto superficial será verificado de acordo com esta especificação outras observações consideradas necessárias
7. Registros
Ficha de Verificação de MAteriais Ficha de Inspeção de Materiais
8. Anexos 8.1. Modelo de Ficha de Verificação de Materiais
8.2. Modelo de Ficha de Inspeção de Materiais
|