IM3
Home Acima IM1 IM2 IM3 IM4 IM5 IM6 IM7 IM8 IM9 IM10 IM11 IM12 IM13 IM14 IM15

 

 

Folha de Rosto

 

Controle de Alterações

 

Versão

 

Data de Aprovação

 

 

Alterações

1

18/04/2002

Primeira versão

 

 

 

 

 

 

 

Elaborado por

 

_______________

Eduardo Almeida

 

Analisado por

 

__________________

Eduardo Almeida

 

Aprovado por

 

___________________

Eduardo Almeida

 

 

 


 

1. OBJETIVO

 

Estabelecer e manter procedimentos documentados para Aquisição de batentes.

 

2. APLICAçãO

O procedimento é aplicável nas obras, Divisão de Compras, e almoxarifado central.

 

3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

IM0 -vv- Aquisição de Materiais

 

4. DEFINIções

Não aplicável.

 

5. responsabilidade E autoridade

 

Vide íntegra do procedimento

 

6. Procedimento

6.1. especificações para compra

 

Os batentes de madeira não devem apresentar defeitos sistemáticos tais como desvios dimensionais além dos limites tolerados, rebaixos da ombreira e da travessa desnivelados, rachaduras, nós, bolsas de resina, encurvamentos, arqueamentos ou lascamento de cantos, ou alteração da espécie da madeira especificada. Além disso, no ato da entrega do material sua umidade não pode ser excessiva.

Indicam-se como espécies de madeira  mais usuais, entre outras, as seguintes: peroba, Angelim, cedro, ipê, mogno, imbuia, cabriúva e jatobá.

 

6.2. fORMAÇÃO DE LOTES NO RECEBIMENTO EM OBRA

 

Cada viagem para entrega de batentes será considerada um lote, desde que não exceda 500 conjuntos de batentes. No caso de entrega de mais de 500 batentes por viagem, o carregamento deverá ser dividido de tal forma que resultem lotes aproximadamente iguais e, ao mesmo tempo, com menos de 500 chapas.

O tamanho da amostra a ser retirada de cada lote dependerá do tipo de acabamento que será aplicado ao batente. Em se tratando de acabamento encerado, inspecionar visualmente o lote inteiro e tomar uma amostra correspondente a 13 conjuntos de batentes, retirados aleatoriamente do lote, para verificação dimensional e da umidade. Caso se utilize o acabamento em pintura, formar uma amostra composta por 20 conjuntos de batentes retirados ao acaso do lote.

 

6.3. Verificações e ensaios

6.3.1 Dimensões

 

A verificação das dimensões deve ser realizada por intermédio de uma trena metálica com precisão de 1mm, conforme as indicações da tabela  abaixo.

 

 

DIMENSÕES NOMINAIS MÍNIMAS

TOLERÂNCIA

g

35 mm

±2 mm

r

37 ou 47 mm

0; ± 2 mm

l

Conforme espessura da parede

±2mm

f

12,5 mm

±1 mm

6.3.2 Verificações visuais

 

Os batentes não devem apresentar defeitos visuais como rachaduras na travessa (barra horizontal) e ombreiras (barras verticais), com exceção da extremidade inferior das ombreiras de batentes para pintura, quando embutidas. Nesse caso, a extensão da rachadura não pode ultrapassar a profundidade do embutimento do piso acabado. Também não são admitidos nós ou falhas nas faces aparentes, arqueamento superior a 5mm ou encurvamento superior a 3mm, bem como cantos vivos lascados ou com qualquer outro tipo de falha.

 

6.3.4 Umidade

 

A umidade dos batentes deve ser verificada por meio visual. em todos os batentes.

 

6.4. Critérios de aceitação

6.4.1. Acabamento encerado

 

Segregar todos os batentes considerados defeituosos pela inspeção visual. Tais peças deverão ser devolvidas ao fornecedor para reposição. Verificar os 13 conjuntos de batentes que compõem a  amostra para conferência dimensional.

Aceitar o lote se o número de conjuntos defeituosos for menor ou igual a unidade. Caso a primeira amostra seja rejeitada, coletar mais 13 conjuntos para análise, aceitando o lote se o número total de conjuntos defeituosos nas duas amostras somadas for menor ou igual a quatro unidades.

6.4.2. Acabamento pintado

 

Verificar os 20 conjuntos de batentes que compõem a amostra. Aceitar o lote inteiro caso sejam encontrados até cinco batentes defeituosos. Encontrando-se mais do que cinco conjuntos com problemas, proceder à inspeção visual do lote inteiro, separando os batentes defeituosos. Essas peças serão devolvidas ao fornecedor para reposição.

6.4.3. Teor de umidade

 

Caso o teor de umidade dos batentes verificado seja considerado insatisfatório, o material não deve ser utilizado em obra e o lote inteiro deve ser rejeitado. Nesse caso, a obra deve providenciar a retirada do lote pelo fornecedor.

6.5. Orientações para armazenamento e transporte

 

O estoque deve ser tabicado sob orientação e com acompanhamento do fornecedor, em local ventilado e apropriado para evitar a ação da água, extravio ou roubo. Preferencialmente, deve estar próximo ao local de transporte vertical ou uso.

Recomenda-se que  a data de entrega e o local de estocagem sejam definidos com antecedência. Evita-se com isso a pré-estocagem em locai inadequados, interferência com outros serviços da obra ou a necessidade de transporte horizontal interno.

 

6.6. Observações

 

Do pedido de compra devem constar:

 

o       espécie da madeira;

o       dimensões da peça;

o       aviso esclarecendo que os batentes deverão atender à norma pertinente, não devendo apresentar desvios dimensionais além dos limites tolerados, nem defeitos visuais tais como rachaduras, nós, arqueamentos, encurvamentos ou lascamentos de cantos;      

        

7. Registros

 

Ficha de Verificação de Materiais

 

8. Anexos

8.1. Ficha de verificação de materiais

8.2. Ficha de inspeção de materiais